Sobre o equalizador paramétrico
Este sistema permite controlar livremente o filtro, a frequência, o fator Q (agudeza) e o ganho de declive em 14 pontos, consistindo em 9 pontos comuns para o painel dianteiro/traseiro/subwoofer, 2 pontos somente para a frente, 2 pontos somente para a traseira e um ponto somente para o subwoofer.
NOTA
- Configure o equalizador paramétrico para estabelecer a base dos ajustes antes de fazer ajustes usando o equalizador gráfico.
- As alterações feitas com o equalizador paramétrico não são mostradas no ecrã do equalizador gráfico.
- É possível verificar os efeitos usando a tecla LIGADO/DESLIGADO do equalizador paramétrico.
Sobre ajustes
Se houver picos desagradáveis, pode deslizar o filtro de pico para a esquerda ou direita e pesquisar as frequências por ouvido. Os engenheiros de estúdio usam esse método para fazer ajustes de maneira rápida e eficiente.
No entanto, para identificar picos e quedas de um sistema de áudio de carro, deverá capturar o ruído rosa emitido pelo altifalante usando um microfone e analisá-lo usando um analisador em tempo real (RTA). A partir do resultado da análise, identifique os picos e/ou quedas que precisam de ser corrigidos e configure os filtros para os cancelar.
Sobre os filtros do equalizador paramétrico
Os filtros permitem remover ou extrair som específico através do processamento de sinal.
NOTA
- A frequência de corte é o limite entre a banda passante e a banda parada. A definição de frequência de corte é uma frequência para a qual a saída é -3 dB do valor nominal da banda passante.
- Filtro passa-altos
- Passa sinais com frequências superiores a uma determinada frequência (fc: frequência de corte) e atenua sinais com frequências mais baixas que a frequência de corte. Use este para passar apenas sinais de alta frequência. Use isso nos seguintes casos, por exemplo:
- Para extrair a banda de frequência para tweeters separados. Ao extrair a banda de frequência específica, é possível ajustar individualmente o nível da banda de frequência.
- O som pode ficar baço quando é reproduzido um som de baixa frequência. Isso ocorre quando são inseridas frequências abaixo da capacidade do altifalante. Para cancelar isto, use o filtro passa-altos para cortar as frequências abaixo da capacidade do altifalante.
- Filtro de prateleiras altas/Filtro de prateleiras baixas
- Esses filtros reduzem ou aumentam os sinais acima ou abaixo de uma certa frequência (fc: frequência de corte), que criam prateleiras nos espectros de frequência. Um filtro de prateleira alta reduz ou aumenta as frequências acima da frequência alvo, e um filtro de prateleira baixa reduz ou aumenta as frequências abaixo da frequência alvo. A prateleira baixa controla as frequências mais baixas e a prateleira alta controla as frequências altas. Use estes nos seguintes casos, por exemplo:
- Quando desejar alterar o volume dos tweeters, por exemplo, quando eles estão perto dos seus ouvidos e soam muito alto.
- Quando desejar alterar o volume do subwoofer manualmente.
- Filtro de pico
- As frequências nas proximidades de uma determinada frequência (f0: frequência central) são aumentadas ou atenuadas. Use isso nos seguintes casos, por exemplo:
- Quando desejar controlar uma faixa estreita de frequências para corrigir a anormalidade da frequência no carro.
- Para diminuir um ruído incomodativo do altifalante, atenuando a faixa de frequência do ruído.
- Para ajustar o balanço do som de toda a faixa entre a extremidade baixa e a extremidade alta.
- Filtro passa-baixos
- Passa sinais com frequências inferiores a uma determinada frequência (fc: frequência de corte) e atenua sinais com frequências mais altas que a frequência de corte. Use este para passar apenas sinais de baixa frequência. Use isso nos seguintes casos, por exemplo:
- Para extrair a banda de baixas frequências para um subwoofer.
- Para extrair frequências médias/baixas quando usar altifalantes com tweeters separados e desejar enviar as frequências altas para os tweeters e enviar as frequências médias/baixas para os woofers.
- Para cortar as frequências altas quando são muito estrondosas.



